Tarde de autógrafos no Comando Militar do Leste marca o lançamento do livro Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, de Maurício Melo Meneses. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, localizado no centro do Rio de Janeiro, no dia 29 de junho, às 15h, com a presença de autoridades do Mackenzie e militares.
“Rondon representa um repositório de tradição e pioneirismo, esses dois pontos têm uma relação com o Mackenzie. O lançamento do livro é um marco que pode aproximar essas duas instituições. Por este evento ocorrer no Rio de Janeiro, temos a oportunidade de fortalecer os laços com a Faculdade”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas.
O autor do livro destacou três valores fundamentais: o amor, ordem e os caminhos para o progresso. “Rondon se doou para o Brasil, fez grandes obras, apesar da trajetória histórica um pouco difícil. Ele tinha valores com o próximo que precisamos enxergar e muita esperança. Além de ser indicado três vezes ao prêmio Nobel da Paz”, explicou Maurício.
Para o diretor geral da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, reverendo Wladymir Soares Brito, é importante dialogar sobre o tema. “Há muito tempo leio os estudos sobre Rondon, pois o meu filho mais velho, ao servir o exército, escolheu a arma de comunicação, então eu acompanhei a formação dele. Fascinei-me por esse personagem brasileiro que tem grande relevância para os dias de hoje. Porque não é à toa que o marechal Rondon é conhecido como o marechal da paz. Precisamos de ícones e heróis como Rondon”, apontou ele.
Entre outras autoridades presentes, estiveram no evento os generais de Exército André Luis Novaes Miranda, comandante militar do Leste, e Flávio Marcus Barbosa, chefe do Departamento de Educação e Cultura de Exército (DECEx). O general Novaes destacou a importância histórica do livro. “Rondon foi um pioneiro em tudo que fez com paixão. O Exército Brasileiro faz um agradecimento ao Mackenzie e ao professor pela iniciativa de ligar os pontos e contar a história no livro, pois muitos brasileiros não o conhecem”.
O livro pode ser adquirido aqui no site e nas melhores livrarias do país. A obra agrega, além do volume impresso, um projeto pedagógico junto às escolas, com palestras e divulgação cívica de Rondon.
O próprio autor classificou o lançamento como um “dia inesquecível que marcará minha vida”. Meneses, ao longo de sua palestra, usou o histórico uniforme de Coronel da época de Rondon durante toda cerimônia.
“O Gen. Sibinel abriu a cerimônia com linda palavras sobre o livro, e logo após, o rev. Cid Caldas presidente do Conselho Deliberativo do Mackenzie fez uma prédica, que deixou todos maravilhados. Em seguida, apresentei o vídeo com os depoimentos daqueles que escreveram em meu livro. (…) Em primeira pessoa, declamei sua história desde o nascimento até o dia 15 de novembro de 1889, quando ele acompanhou o Marechal Deodoro da Fonseca ao Quartel do Exército (hoje Palácio Duque de Caxias), e horas mais tarde, foi proclamada a República. (…) Obrigado aos mais de 125 amigos e militares presentes, que inclusive fizeram, mais uma vez, minhas mãos ficarem doendo (dor gratificante) pelos autógrafos. A Deus toda glória!!!”, declarou o autor em suas redes sobre o evento.